sexta-feira, 11 de junho de 2010

Maia 2010 - O Report

Dia 29 – Juniores e seniores

Eram apenas 08h30 da manhã quando um ambiente frenético começou a invadir o complexo de ténis da Maia. Escaladores de todo o país aderiram em massa àquela que foi a 2ª Prova do Circuito FPME de Escalada de Bloco 2010.

Os atletas preparavam-se para competir enquanto o presidente da câmara da Maia Sr. Eng.º Bragança Fernandes mostrava toda a sua admiração pelo novíssimo espaço de escalada e as suas formas insólitas. Após uma pequena demonstração deixou-nos a promessa de que nos iria apoiar para juntos fomentarmos esta bela modalidade no concelho da Maia. Afinal o que verdadeiramente nos apega a este desporto é o seu amadorismo de coração e a forte ligação à natureza. É esta a nossa força! São estas as qualidades que pretendemos incutir nas mentes dos mais jovens!

As eliminatórias em formato para juniores e seniores deram o mote à competição alegrando de imediato toda a área de escalada. Que fascínio e alegria trouxe a todos os sócios envolvidos na dura construção do espaço que se prolongou durante quase 2 anos e muitos sacrifícios.

Iniciava a fase eliminatória e a escalada foi difícil, explosiva e tricky. Foi como era de se esperar sendo equipada por dois históricos da escalada de bloco, Sérgio Martins e Júlio Braga. De entre os que melhor leitura fizeram dos problemas propostos e maior disponibilidade física apresentada, destacaram-se os habituais José Abreu , André Neres, Kimie Kon, Ana Correia e em geral os atletas juniores.

Nada fazia prever que as posições se iriam inverter nas finais dos juniores masculinos. O Manuel Soares (CEMaia) e Pedro Pereira (NESoure), que nas eliminatórias haviam “pulverizado” a maioria dos problemas, deixaram-se ultrapassar por uma belíssima gestão de esforço por parte do Ricardo Ferreira (NESoure) que concretizou a sua segunda vitória no circuito deste ano.

A Kimie Kon (Desnivel) dispensa apresentações e executando uma escalada com muito power arrecadou mais uma vitória sobre a sua principal rival deste ano, Ana Correia (GMES).

A final dos seniores masculinos foi dominada pelo André Neres (CAAL). Contudo no último e decisivo problema a recepção à última presa não foi de todo perfeita. Um swing extremo leva-o a um voo sem controlo não evitando uma aparatosa queda que o obrigou a terminar a prova ali mesmo. O José Abreu (CEMaia) saiu para a sua prestação obrigado a encadear. A pressão surtiu efeito e à segunda tentativa encadeia o problema sagrando-se vencedor absoluto.

Dia 30 – Infantis, iniciados e juvenis


O dia pelo qual a organização mais ansiava! A escalada cresce de dia para dia e os jovens são a nossa maior surpresa. Caros pais, caros treinadores, a comunidade escaladora quer ver estas “máquinas” actuar no ambiente natural!

Os corações batiam e a alegria reinava. Naqueles que esperavam a hora do inicio sentia-se um saudável espírito competitivo enquanto os treinadores davam as últimas indicações. Ambiente fantástico! Os que chegaram à hora rapidamente se entrosaram, e todos sem excepção mostraram como se comportar numa competição. Inigualável meus amigos.

Que pequenos grandes momentos protagonizaram os atletas durante as eliminatórias (formato contest com 13 problemas) numa verdadeira lição de escalada onde os infantis e iniciados nos deliciaram com uma intuição deslumbrante. Já os juvenis vulgarizaram os problemas destacando-se uma adolescente que certamente iremos ouvir falar – Sara Melancia (CMGuarda).

Para a realização das finais infantis e iniciados, a organização optou pelo formato contest onde os atletas dispunham de 7 problemas para marcar definitivamente a diferença. Mais uma vez demonstrando grandes qualidades técnicas e físicas, superaram todas as nossas expectativas.

O irreverente Diogo Tomé (NESoure) e a surpreendente Sara Melancia (CMGuarda) destacaram-se da concorrência e venceram nos escalões juvenis masculino e feminino respectivamente.


Haverá certamente algumas correcções a fazer na próxima prova, (sim haverá uma próxima!) mas de um modo geral o Clube de Escalada da Maia e todas as entidades envolvidas deram o seu contributo máximo para uma excelente competição! Parabéns a todos!

Clube de Escalada da Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário